Reflexão diária da Palavra – Evangelho (Jo 8,31-42)
Há em Jesus um bom propósito de ensinar aos judeus de que Nele se realiza a plenitude da antiga aliança. O trabalho assumido pelas personagens bíblicas no Antigo Testamento teve por finalidade preparar um caminho que os fizesse acolher o Messias.
A restrição do olhar está no sentido de que não há um Pai, que não seja para Eles Abraão. Romper com esta restrição do conhecimento é a proposta de Jesus. Não é descartar o que foi feito anteriormente, mas é entender que se chega ao ápice: Jesus Cristo.
No texto descobrimos ainda o sentido da Palavra de Deus, acolhida no dia a dia, torna-nos Discípulos, dá-nos o conhecimento da Verdade e alcança-nos a Liberdade.
Tornar-se discípulo, é buscar acolher os ensinamentos e transformá-lo em atitudes, de modo que se tornem também ensinamento/aprendizado a outra pessoa.
Chegar ao conhecimento da Verdade, é ter o referencial da vida. Sustentá-la em princípios e valores.
Alcançar a Liberdade, é primeiramente perceber a superação dos pecados e de que a relação com o Deus, não nos aprisiona ou nos faz viver num cárcere, mas se aprende a alcançar uma leveza do espírito e da consciência.
Padre Kleber Rodrigues da Silva